Hamilton é punido e perde posições no grid de Mônaco por atrapalhar Verstappen
Heptacampeão mundial caiu para o 7º lugar após incidente no Q1 da classificação

- Matéria
- Mais Notícias
Lewis Hamilton, piloto da Ferrari, recebeu punição da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e perdeu três posições no grid de largada do Grande Prêmio de Mônaco. A penalidade foi aplicada neste sábado (24) após Hamilton atrapalhar uma volta rápida de Max Verstappen durante o Q1 da classificação em Monte Carlo. O heptacampeão mundial, que havia conquistado o quarto lugar, agora largará da sétima posição na corrida de domingo (25).
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O incidente aconteceu na primeira fase da classificação quando Hamilton estava em baixa velocidade e interferiu na trajetória de Verstappen na curva Massenet. O piloto da RBR foi forçado a abandonar sua tentativa de volta rápida ao encontrar o carro da Ferrari.
Uma comunicação equivocada entre Hamilton e seu engenheiro na Ferrari, Riccardo Adami, causou a situação. O britânico recebeu inicialmente um aviso sobre a aproximação de Verstappen e se deslocou para a esquerda, mas logo depois foi informado incorretamente que o holandês não estava em volta rápida, o que fez Hamilton voltar a acelerar brevemente.
A FIA analisou o caso após a sessão classificatória e divulgou a punição horas depois. Os comissários determinaram que, mesmo com o erro de comunicação da equipe Ferrari, Hamilton efetivamente prejudicou Verstappen.
Em sua declaração oficial, a FIA explicou em nota:
"O Carro 1 [Verstappen] teve que reagir ao Carro 44 [Hamilton], que aparentemente se moveu para a linha ideal de corrida. Isso fez com que o Carro 1 precisasse sair da linha usual e abortasse sua volta rápida. Examinamos cuidadosamente a linha de corrida usada pelo Carro 1 em voltas anteriores nessa mesma área e determinamos que o Carro 44 de fato entrou na linha de corrida que o Carro 1 havia utilizado em voltas rápidas anteriores. Isso comprova, sem dúvida, que o Carro 1 foi atrapalhado.
O piloto do Carro 44 expressou seu desagrado imediatamente após o incidente, devido à mensagem incorreta recebida da equipe. Durante a audiência, o piloto do Carro 44 reconheceu que a mensagem incorreta da equipe levou ao incidente.
Assim como em incidentes anteriores dessa natureza, em que um piloto recebeu informações imprecisas ou incompletas e acabou atrapalhando outro carro, o fato de a mensagem de rádio ter causado o impedimento não é considerado um fator atenuante. Portanto, impomos a penalidade padrão de perda de 3 posições no grid".
Novo grid após penalidade
Antes da oficialização da punição, Hamilton comentou sobre o ocorrido:
— Acho que eu estava fazendo um bom trabalho ficando longe de todos, mas aí a equipe disse que Max estava em uma volta rápida, então eu fui para a esquerda, mas eles disseram 'não, ele não está em uma volta rápida'. Eu estava quase voltando a acelerar, acelerei por dez metros. Estava fora da linha, mas com certeza o distraí — disse Hamilton.
A penalidade alterou a configuração do grid de largada. Verstappen subiu para o quarto lugar, enquanto Isack Hadjar da RB e Fernando Alonso da Aston Martin ganharam uma posição cada.
Lando Norris, da McLaren, mantém a pole position com o tempo de 1m09s954. Charles Leclerc, companheiro de Hamilton na Ferrari, permanece em segundo lugar, 0,109 segundo atrás de Norris. Oscar Piastri completa o top 3 com 0,175s de desvantagem, seguido por Verstappen (0,715s), Hadjar (0,969s) e Alonso (0,970s). Hamilton, que se classificou com tempo 0,428s mais lento que Norris, agora largará da sétima posição.
Veja o grid de largada para o GP de Mônaco

Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias