Hulk sonha com Mundial: ‘Seria especial jogar a Copa na Rússia’
Em entrevista exclusiva ao LANCE!, atacante afirma que busca um lugar na competição. Brasileiro fala ainda sobre a boa fase na China, onde atua pelo Shanghai SIPG

- Matéria
- Mais Notícias
Em junho de 2016, Hulk deixava a idolatria no Zenit para se aventurar no promissor e milionário futebol chinês. O Shanghai SIPG desembolsou cerca de 55 milhões de euros (R$ 201 milhões) para contratar o brasileiro, em uma das negociações mais badaladas da janela de transferências do meio do ano ado. No entanto, o segundo semestre na China não foi como o esperado: uma lesão na estreia e dois meses fora de ação.
Os problemas médicos não impediram Hulk de ter bons momentos no Shanghai SIPG, com oito jogos e cinco gols marcados. E os números melhoraram ainda mais nesta temporada. São 21 gols em 31 partidas, além de 12 assistências. Performance esta que faz o atacante voltar a sonhar com um lugar na Seleção Brasileira. Com Tite, ainda não foi lembrado, mas as convocações de Paulinho, Gil e Renato Augusto, que atuam na China, animam o jogador.
Hulk é o vice-artilheiro do Shanghai SIPG na Super Liga Chinesa, com dez gols, três a menos que Wu Lei. A equipe está em segundo na competição, três pontos atrás do Guangzhou Evergrande, que será adversário também nas quartas da Liga dos Campeões da Ásia e na semifinal da Copa da China.
Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Hulk fala sobre o bom momento no Shanghai SIPG, segundo colocado na Super Liga Chinesa e o desejo de voltar a vestir a Amarelinha. A tragédia dos 7 a 1 contra a Alemanha, na Copa do Mundo de 2014, também não foi esquecida pelo brasileiro.
O Shanghai SIPG vive bom momento no futebol chinês e diminuiu a diferença para o líder Guangzhou Evergrande. Qual é o segredo para a boa fase?
O segredo é o trabalho, o time evoluiu muito em relação ao ano ado. O time está muito bem, os jogadores estão muito empolgados. Estamos muito confiantes. Isso tem sido o ponto principal.
Relacionadas
"Eu acredito que a principal mudança foi a cobrança. A chegada do Villas-Boas foi boa para isso, ele cobra muito nos treinamentos"
Você chegou no ano ado e logo na sua estreia teve uma lesão, ficando dois meses fora. Isso te frustrou um pouco na sua chegada à China?
Não fiquei frustrado, mas é claro que quando você chega em um clube você quer logo mostrar serviço, jogar todas as partidas, dar resultado a seu time. Tive a felicidade de estrear fazendo um gol, mas logo em seguida tive a lesão. Me atrasei um pouco aqui, acabei tendo que fazer uma cirurgia no fim da temporada. Mas mesmo jogando pouco, as partidas foram boas. Esse ano estou muito melhor, fiz uma boa pré-temporada, e graças a Deus está tudo correndo bem.
Qual a diferença do Shanghai da temporada ada para deste ano?
Eu acredito que a principal mudança foi a cobrança. A chegada do Villas-Boas foi fundamental para isso, ele é um treinador que cobra muito nos treinos e jogos. Então isso incentivou ainda mais os jogadores. Ele conseguiu tirar mais dos atletas. Isso foi importante para a gente.
Vocês estão muito próximos do líder Guangzhou. Chegou a hora de desbancá-lo?
A gente sabe que não é fácil. O Guangzhou joga junto há muito tempo, é um time muito experiente. Os chineses que atuam lá são muito bons. Mas estamos muito motivados, os jogadores estão se sentindo bem, com confiança. Com os pés no chão, com humildade, quem sabe não conseguimos sair campeões neste ano?

O Shanghai está nas quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia e vai enfrentar justamente o Guangzhou. Essa é a prioridade da equipe na temporada?
Estamos priorizando todas as competições, mas o título mais importante para a gente é Campeonato Chinês. O Shanghai SIPG nunca venceu a competição e estamos tendo a possibilidade de lutar pelo título e tentar chegar esse ano. Se conseguirmos, vai ser muito gratificante. A Liga dos Campeões é uma competição internacional e é muito importante, mas o principal para atacarmos é o Chinês.
Como está o clima da torcida em relação à possibilidade de conquistar o título chinês"
flex flex-col mx-auto mb-8
font-krub
">Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!